quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ultimas leituras

Dentre as ultimas leituras irei apontar duas que me surpreenderam e uma que me decepcionou.

A surpresas

O projeto Rose
Esse é realmente um romance delicioso, daqueles que você nem ver o tempo passar. Conta a historia de Don um solteirão excêntrico (pra não dizer o minimo) que resolve desenvolver um programa de computador para encontrar a mulher ideal. Claro, sua ideia não dá muito certo (por que será?) ele acaba conhecendo Rose e resolve ajuda-la a desvendar um grande segredo de família. Don é um personagem irresistível e é difícil não torcer por ele, até mesmo porque apesar de suas limitação ele sempre faz o possível para ajudar e o modo como se envolve com as pessoas é realmente muito doce. Divertido e emocionante esse livro foi um dos mais prazerosos que li nos últimos tempos.

O chamado o anjo

Engraçado eu achava que este livro a era apenas um romance sobre duas pessoas que se cruzam num aeroporto em Nova York, mas se revelou num Thriller de suspense bem interessante. Jonathan e Madeline são pessoas totalmente desconhecidas levando suas vidas em países diferentes mas que por conta do destino trocam seus telefones numa cafeteria do aeroporto. A partir daí eles acabam conhecendo mais um do outro (inclusive os segredos que ambos tentam esconder a todo custo) e é após a descoberta desses segredos que a trama cresce e acaba envolvendo de tudo da mafia irlandesa ao cartel mexicano, e até um funcionário do alto escalão da espionagem americana, uma coisa bem Jason Bourne. Excelente! 





Agora a decepção

Julliete Society 

Na onda dos lançamentos de literatura erótica foi lançado ano passado esse livro que nem poderia ser considerado literatura muito menos erótica. O que surpreende, pois sua autora é a ex atriz de filmes eróticos Sasha Grey. Ela veio até o Brasil para lançar este livro e se revelou uma figura muito simpática e articulada,  o que me fez ter interesse nesse livro, mas acho que talvez seja a falta de maturidade na escrita ou de um bom revisor fizeram o livro parecer uma copilação de cartas ao leitor de uma revista feminina ou contos de um site erótico. O livro é bem conservador  com  relação ao sexo, o que me decepcionou pois autora poderia ter apimentado bem mais a historia. Tudo fica dentro do campo da fantasia e ela utiliza vários filmes para fazer analogia com a historia. Um desses filmes é a Bela da tarde, que justamente desperta na protagonista o desejo explorar seus fetiches eróticos, embora a síntese do filme é justamente o oposto. A personagem Serafine depois de sofrer abuso na infância, passa a ter problemas com sua sexualidade, simplesmente não sabe como lhe dá ela e acaba procurando um bordel para satisfazer sua necessidade de punição, humilhação e subjugação tanto que ela acaba se envolvendo com os clientes mais repulsivos, por isso na reviravolta final quando acontece uma grande tragedia ela simplesmente aceita isso como algo que ela merecesse. A imagem de Catherine Deneuve no auge da beleza serviu pra consolidar a imagem de simbolo sexual, mas se trata de uma da personagens mais desajustadas que já vi no cinema. Ou seja ninguém que você vai querer se inspirar a não ser que você seja protagonista desse livro que nem chega realmente a se libertar sexualmente. A tal Juliette Society é nada mas que uma reunião de homens de meia idade (com muito dinheiro é claro) que no seu tempo livre promovem orgias, sexo hétero é claro, tudo muito certinho como só os americanos sabem fazer.


Nenhum comentário: